Bio #014 Alan Turing
O pai da ciência da computação teórica e precursor do que é hoje a Inteligência Artificial.
Alan Turing (1912-1954) teve uma vida curta. Não chegou a completar seus 42 anos de idade, porém deixou para a humanidade, um imenso legado de realizações e contribuições. Seu sobrenome é usado para identificar se uma máquina consegue efetivamente se mostrar humana, enganando observadores. Trata-se do Teste de Turing (também conhecido como o jogo da imitação). Há no mundo da computação inúmeras outras referências a batizar componentes, programas, sistemas, máquinas e até jogos.
Impossível não vermos na figura de Alan Turing, mesmo à distância um gênio. Dedicado à matemática e à lógica, estudou filosofia e biologia, tendo se formado na prestigiosa Cambridge (no King’s College), e já aos 26 anos de idade tirava seu doutorado na Universidade de Princeton.
Em razão do seu trabalho durante a Segunda Grande Guerra,e o grande feito da equipe liderada por ele, fez sua figura tornar-se maior do que a própria vida. No esforço para decifrar o código do sistema criptografado de comunicação da Alemanha nazista, Turing liderou a equipe denominada de Hut 8 (Cabana 8), em referência ao local onde sua equipe trabalhava. No centro do desafio estava a máquina Enigma, de uso exclusivo dos alemães, debaixo de um sofisticado sistema eletromecânico de criptografia que utilizava rotores intercambiáveis. Não havia capacidade humana que pudesse desvendar suas entranhas sem que um grande aparato de matemática e processamento pudesse preencher as lacunas do quebra cabeça.
Inspirado nos avanços que os poloneses haviam obtido para quebrar o código da Enigma, os ingleses e americanos, desenvolveram a Bombe (Bomba eletromecânica). O nome era o reconhecimento de que a Polônica havia avançado até certo ponto, com sua máquina que era assim chamada (Bomba). Turing em especial muito colaborou para o aperfeiçoamento dos mecanismos, inclusive racionalizando o processo e arquitetura dos equipamentos americanos, que eram desenvolvidos pela NCR (a famosa fabricante de caixas registradoras do século 20).
A quebra dos códigos de comunicação das forças alemãs, é um dos feitos mais importantes da Segunda Guerra. Antecipou a virada das forças aliadas contra o eixo, evitando perdas adicionais de vida. Há especulações que dão conta de que a quebra do código somado às taticas de dissimulação para que os nazistas não percebessem que os aliados dominavam seus segredos, teria encurtando em pelo menos dois anos o término da guerra.
Turing é retratado no filme O Jogo da Imitação, estrelado por Benedict Cumberbatch, bem como no seriado britânico Codebreaker. No filme, é dado destaque para o conflito entre seu chefe direto que desejava resultados rápidos com baixo orçamento. Na vida real sabemos que foi Churchill, que após receber carta denunciando as limitações da situação, deu ordem expressas para que o apoio à equipe de Turing fosse reforçado sem mais barreiras. Sem terem tido conhecimento do envolvimento do Primeiro Ministro, perceberam sim, que as coisas mudaram da água para o vinho.
Alan Turing viveu numa Inglaterra ainda sombreada pela era Victoriana, extremamente moralista. Por ter tido um relacionamento íntimo com outro rapaz de 19 anos, foi enquadrado e considerado culpado por confissão, nas severas leis da época, que não permitia a homossexualidade. Como resultado, sua pena em condicional o obrigou a sse submeter a um tratamento hormonal - hoje conhecido como castração química. Tudo isso e mais um pouco acabou levando-o ao suicídio com sua precoce morte.
Em razão de sua inteligência e preparo, que o tornava especial - um sujeito literalmente fora da curva - temos notícia de diferentes efeitos colaterais que Turing trazia para sua vida. Sua própria morte fora coberta de dubiedade e mistério. Seu irmão, após identifica-lo já morto, a pedido do legista, foi convencido a aceitar o laudo conclusivo como suicídio. Ele não queria frustrar sua mãe com notícias e fofocas explorando e criticando seu comportamento pessoal, daí esperou que ela estivesse viajando na Itália para programar sua despedida. Seus biógrafos explicam e refutam diferentes teorias conspiratórias, mantendo-se na linha da versão oficial de sua morte.
Há relatos de episódios que revelam uma personalidade exageradamente ligada a detalhes e manias. Ele mantinha a correia da sua bicicleta ligeiramente frouxa, sem consertá-la, o que o obrigava a interromper seu caminho para colocar de volta na engrenagem. Mentalmente ele ficava contando o número de pedaladas até a próxima parada - e competia consigo mesmo, tentando acertar a conta.
Preocupado com a possível invasão da ilha pelos nazistas, ele enterrou numa área de floresta próximo ao Parque Bletchley o equivalente a 90 quilos de prata em barras (equivalente em valores atuais a algo em torno de R$850 mil). Mesmo tendo tomado o cuidado de codificar a localidade do tesouro, tempos depois se viu enroscado sem as pistas elementares para resolver o seu próprio enigma. Parte de sua fortuna desapareceu com o tempo.
É impressionante que, mesmo com uma vida tão curta, morrendo tão cedo, Alan Turing tenha conseguido deixar um impacto incalculável nas mais diferentes áreas e disciplinas. Transcende para além do campo científico e da computação, e torna-se, décadas depois de sua passagem por aqui, um legado fantástico a perpetuar seu nome, e a carregar valioso sentido para o progresso, a tecnologia e a inovação. Leia em inglês a lista.
Em 2009, o então Primeiro Ministro britânico, Gordon Brown liberou um ato de governo pedindo perdão pelo tratamento que Turing teria recebido do Estado. Hoje é conhecida como a Alan Turing Law, a promulgação de anistia retroativa a todos aqueles que foram perseguidos pela injusta legislação que objetivava reprimir a liberdade de homossexuais.
Chegamos a 2024 em meio à discussão acalorada na disputa pelo controle, freios e salvaguardas que a humanidade deve impor a si mesma, e assim avançar a um futuro promissor, livre de riscos e de temores. Nessa hora crítica, esperamos que governantes, influenciadores, líderes políticos e tecnólogos façam como Alan Turing e desvendem o grande enigma que nos cerca!
A semana está chegando ao fim, mas a pesquisa para ouvir os leitores e assinantes continua esperando as suas respostas e impressões. O link está aqui, para você ir o mais cedo possível e entrar no seu fim de semana, leve e feliz. É o meu desejo, e obrigado.